Resumo do livro: “O Milagre da Gratidão”, de Márcia Luz


A Autora sugere uma rotina de 90 dias de gratidão para ser reiniciado sistematicamente. A cada novo dia, há, no livro, um tema perante o qual exercer a gratidão, bem como os motivos para tal.

Explica a Autora que, quando praticamos a gratidão, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, localizado no chamado Núcleo Accumbens, que provoca a sensação de bem-estar e prazer do corpo, fazendo o cérebro identificar que algo de bom aconteceu e que existem motivos para comemorar, liberando, por conseguinte, dopamina, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer.

Paralelamente, por outra via neural, a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e liberar a ocitocina na corrente sanguínea, uma substância que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia.

É por isso que as pesquisas mostram que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, satisfeitas com a vida, têm mais vitalidade. A destacar que o cérebro só consegue desenvolver um tipo de sentimento de cada vez. Pergunta a Autora: “Me diga, entre a infelicidade e a felicidade, qual deles você escolhe?”.

O que a gratidão faz é mudar o seu FOCO, diz ela. Você para de ver problemas e começa a ver as bênçãos; deixa de prestar atenção nos obstáculos e enxerga as oportunidades; para de reclamar e começa a agradecer, fazendo a vida entender que é isso que lhe agrada e lhe entrega mais do mesmo, daquilo que foca. Pergunta a Autora:  “Então a escolha é simples: você quer mais problemas ou mais bênçãos em sua vida?”.

Márcia Luz: escritora, psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia, mestre em Engenharia de Produção, coach executiva e pessoal, palestrante e doutora em Gratidão pela FCU.



Kênia Rios de Lima
Advogada, pesquisadora, autoditada, feliz e ajudadeira ;)!

Fortaleza, 24 de julho de 2019

Comentários

Postagens mais visitadas