A Roda da Vida

Na vida, temos várias áreas de atuação e realização, desempenhamos vários papéis, somos vários em um. Em face disso, uma característica desafiadora para a consciência é a clareza! Esta só vem com a vontade de se auto-observar e conhecer. Com clareza, podemos ter assertividade para esclarecer para nossa mente o que importa e o que queremos viver nas várias áreas da vida e dentro dos papéis que desempenhamos.

Uma dica interessante é usar a gratidão como um instrumento para a obtenção de clareza, pois atua diretamente no foco mental, apontando sempre para a direção positiva da satisfação e do aprendizado, automatizando-nos ao bem estar com consciência, quando a praticamos de forma ativa. 

A gratidão (a ativa principalmente) nos dá recursos de percepção então para entendermos e valorizarmos o que realmente nos faz bem, o que importa, aliviando o estresse e dignificando a nossa atuação perante as demandas realizativas e, por consequência, levantando em nós qualidades promotoras de bons desempenhos, como a autoestima, empatia, sabedoria...

Logo, a vida muito nos requer e a clareza é essencial para que saibamos como direcionar as nossas energias no dia. A #gratidão nos ajuda nisso, pois nos conecta com o bemestar no agora.

O círculo dividido com várias áreas da vida também é um recurso excelente para o clareamento da consciência. O seu uso é simples, basta marcarmos de zero a dez a nota que damos para cada uma. Convém fazermos com uma periodicidade de três até seis meses.

Um avanço da técnica é, para cada área da vida registrada no círculo, responder, da cabeça, sem pesquisas, em um momento bem relax, as seguintes perguntas:

1. O que é (aquela área da vida)? 
2. O que sinto (naquela área da vida)?
3. O que quero sentir (naquela área da vida)?
4. Como seria o dia em que eu sentisse isso (naquela área da vida)?
Obs.: quanto mais detalhes, melhor.
5. O que realmente importa para mim (naquela área da vida)?
6. O que eu quero/qual o meu sonho (naquela área da vida)?
7. Aplicar técnica de visualização, ver-me realizando e observar o que sinto se há alguma resistência ou mal estar engavetá-lo ou engarrafá-lo na imaginação (anotar assim que sair da visualização) e me conectar com o bem estar absoluto e criar uma frase que o represente (anotar assim que sair da visualização).
8. Quais são os meus recursos/o que tenho/o que agradeço (naquela área da vida)?
9. Escolher/desenhar uma imagem do meu estado atual e uma outra que representa a do meu sonho (naquela área da vida)?
10. Qual o meu plano?

A partir de agora, podemos escrever os nossos objetivos, metas e ações relacionadas com quem poderá nos ajudar, a como começaremos a nos identificar e a sentir tudo o que nos aproxima do que queremos na vida e nos comuniar de forma identificada e sentida face a realidade já concretizada, mantendo-nos sempre vigilante com o foco, selecionando-o para tudo o que nos aproxima da vida queremos e levarmos todo esse processo de forma leve, acreditando, sentindo, agradecendo, confiando que já é real agora, porque "Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar" (Napoleon Hill).



Kênia Rios de Lima
Professora, pesquisadora, autodidada, grata e feliz ;)!

Comentários

Postagens mais visitadas