Ho'oponopono



A palavra é formada por "hoo", que significa "causa", e "ponopono", que significa "perfeição". Em uma tradução livre, explica José Roberto Marques, coach nacional que dispensa apresentações formais, o sentido da expressão seria algo como corrigir um erro, ou seja, tornar a causa perfeita. O Ho'oponopo surgiu no Havaí, mas disseminou-se no mundo pelo Dr. Ihaleakala Hew Len, para purificar a mente e eliminar pensamentos negativos, mágoas e diversos outros tipos de problemas e ressentimentos. 

O Dr. Ph.d. foi convidado a trabalhar no Hospital Psiquiátrico e usou como método a intenção do Ho'oponopono sobre a ficha de cada paciente: "me perdoe, sinto muito, eu sou grato, eu te amo", sem contato direto com os próprios. O resultado foi a melhora do clima do hospital e do estado dos pacientes que diminuíram ou a cessaram por completo o uso da medicação.

Perguntaram ao Dr. Len:

– O que você estava fazendo, durante todos estes meses, trancado, sozinho em sua sala mas que está gerando esta mudança visível entre os pacientes?

Ele respondeu:

– Eu uso um método que se chama Ho’oponopono. Enquanto eu leio as fichas dos pacientes, vejo o detalhe dos delitos e crimes que eles cometeram e me pergunto:

– O que está acontecendo dentro de mim para que eu experiencie esse problema, e como posso corrigir este problema em mim?

Em seguida eu peço para a Divindade para que purifique em mim toda e qualquer memória compartilhada que eu tenha com esse paciente. E repito as frases:

– Sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo e sou grato. 

Eu repito as 4 frases até que toda energia negativa envolvida entre eu e o paciente seja purificada e liberada.

Essa história fez o Ho'oponopono ficar famoso mundialmente. Ele foi o grande divulgador de uma técnica que já se aplicava tradicionalmente, por gerações, no Havaí: todos os envolvidos no problemas se reuniam, e um membro treinado e graduado atuava como um facilitador para promover a cura e a resolução do problema em questão. Em sua forma original, nesta sessão, cada participante poderia falar sobre o problema e pedir perdão a todos os outros envolvidos.

Morrnah Nalamaku Simeona (uma líder espiritual xamã) foi a responsável por criar um processo aprimorado e modernizado do Ho’oponopono, nos moldes como o conhecemos hoje. Foi em um contato com ela, que o Dr. Len conheceu a técnica e passou a estudá-la mais profundamente. Isso porque se impressionou com a simplicidade e com a efetividade do método ao vê-lo sendo utilizado em sua filha que estava doente em uma consulta com Morrnah Simeona, obtendo-lhe a cura. 

São palavras simples. E, mais uma vez, o importante é entender que, quando sentimos, emitimos vibrações que afetam o nosso espaço-tempo, a nossa realidade, literalmente; motivo pelo que algumas curas acontecem como se fossem milagres.

As palavras são como sementes, nas palavras de Louise Hay: "podem não ser verdade no momento, mas há uma regra, há um processo". Isso quer dizer que precisamos confiar e confiar é ter fé. Mais ainda, precisamos evoluir para sentir empatia, humildade, perdão, amor e gratidão. É o que diz a frase do Ho'oponopono: "sinto muito, me perdoe, eu te amo, eu sou grato".

Curar os sentimentos é curar a si, lembrando sempre que pensar é sintonizar e sentir é realizar. A harmonia sentida com as palavras sabiamente determinadas na técnica do Ho'oponopono é o fator essencial à cura, à evolução, ao melhoramento como um todo, tanto do estado físico, como do emocional.

Somos seres vibracionais e as nossas emoções são as tocadoras das "cordas" do campo eletromagnético que nos circunda. É o que já se compreende na Física, mais especificamente, na Física Quântica. Nesse sentido, falar conduz, direciona e sentir manifesta! Logo isso independe  de uma religião em especial, por isso pode ser realizado por pessoas que tenham as mais diferentes crenças.

Por tal, percebe-se que uma técnica tão popular hoje por todo o planeta tem sua base na eficiência de seus resultados cuja cura se torna a consequência de uma atitude que faz caminhar para a elevação dos sentimentos, por consequência da vibração de nosso corpo e de nossa mente, sarando-nos.

Kênia Rios de Lima
Advogada, pesquisadora, autoditada, feliz e ajudadeira ;)!
Fortaleza, 15 de agosto de 2019



------------------------------

------------------------------
Sugestão de conteúdo: http://www.luzdegaia.org/hooponopono/len/entrevista_com_dr_Len.htm



Siga-me também no:

Instagram - www.instagram.com/viveremgratidao/

Facebook - www.facebook.com/viveremgratidaofacepage/

Youtube - www.youtube.com/user/KeniaRiosLimas/

Telegram - t.me/atitudegratidao

Comentários

Postagens mais visitadas