Resumo do Livro: “Me Poupe”, de Nathália Arcuri


A autora conta a sua trajetória até se tornar uma influencier de finanças, seguindo uma linha de entretenimento, sempre usando uma linguagem coloquial, que faz o leitor se sentir conversando com ela em uma padaria ou na sua sala de visitas, em casa.

É uma leitura gostosa, com boas reflexões e cheia de dicas de organização pessoal-financeira, temperada com a exposição de conceitos financeiros básicos. E o que isso tem a ver com gratidão? Pode parecer que não tem nada a ver, mas, boa fatia do sucesso atual da Youtuber, é atribuido por ela ao sentimento de gratidão! Nesse sentido, ela separa o último capítulo inteiro só para falar a respeito.

A Nathália Arcuri é uma empreendedora bem sucedida, por que assim como ela se empenhou a captar recursos financeiros, poupar e investir; fez o mesmo com as suas experiências de vida, como um todo, aproveitando cada uma delas para lucrar com isso. Lucrar financeiramente com as experiências dela? Também, mas não essencialmente. Ela assim proferiu: 


"Agradecer um hambúrguer, uma viagem, um momento com os amigos é fácil. Quero ver sentir gratidão por aquele ex-namorado que te deu o pé na bunda, pelo chefe que te desprezou, pelo vendedor que pegou o seu dinheiro e desapareceu. Parece papo de maluco, mas, se não fosse cada uma dessas experiências, você não estaria aqui lendo este livro. Muito do que sei hoje – e que posso te ensinar – aprendi com os meus tombos. Foram eles que me mostraram que precisaria mudar de atitude quando passasse novamente pela mesma situação."

Ou seja, a Autora, de cada experiência extraiu a lição, a sabedoria para aprender com cada acontecimento e ir se aprimorando, sem reclamação, apenas com gratidão pela oportunidade de prosseguir com mais subsídios para fazer cada vez melhor.

A autora se empenha em revelar que essa atitude (gratidão) te deixa rica (o), a exemplos mínimos de não "descontar" em compras infrutíferas os efeitos de uma frustração passageira ou de valorizar cada centavinho ganho com o seu esforço e trabalho para poder realizar os seus sonhos e aumentar, com equilíbrio, honestidade e inteligência o próprio padrão de vida! A grande sacada, é perceber que a Autora traça a gratidão como um valor estratégico por ela utilizado em toda a sua trajetória, o que evidencia claramente que, hoje, ela não agradece porque faz sucesso; mas faz sucesso, porque agradece!

Nathália Arcuri:  jornalista e educadora brasileira, conhecida pelo canal Me Poupe! no YouTube e pioneira na criação do conceito de entretenimento financeiro. Atualmente o seu canal é o maior sobre finanças do mundo.

Kênia Rios de Lima
Advogada, pesquisadora, autoditada, feliz e ajudadeira ;)!
Fortaleza, 10 de agosto de 2019

Comentários

Postagens mais visitadas