Bullyng, Ego, Autoconhecimento e Compaixão

O ego é a crença sobre quem acreditamos ser. Isso quer dizer que tudo em nossas vidas é visto, interpretado com base nas nossas crenças, destacadamente as relacionadas ao nosso ego. Assim, Clarice Lispector: "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar".

Quantas vezes, inconscientes de que somos "o SER que acredita", e não o QUE acreditamos, e não o QUE acreditam de nós, em nossas interações sociais, começamos a julgar-mo-nos mutuamente? Ou, pior, começamos a querer crescer sobre os outros para aumentar a nossa crença egóica de força e poder?

O fato é que nos vemos nos outros, como uma imagem refletida por um espelho! Por ex, o intelectual da classe é perseguido, porque consegue as melhores notas, refletindo, aos olhos de quem o persegue por inveja, a própria inferioridade... Em não sabendo lidar com tal sentimento de menos valia, o perseguidor, vendo a sua autoimagem refletida no brilho do outro e julgando a si mesmo, começa a querer destruir o outro: o "espelho"... para ver se se sente melhor. Deixando assim de agir com autoconsciência e autocompaixão para poder compreender os seus próprios desejos e potenciais. Escolhe ineficazmente destruir o "espelho", sendo que jamais mudará a imagem refletida, salvo ante uma mudança interior.

É bom destacar que a alegria, fruto da autoestima, pode ser perniciosa quando atua fora do contexto amoroso da #consciência elevada!

Muitas vezes, confundimos amor próprio com arrogância. Este é sempre filho do ego pouco evoluído. Ao passo que aquele age com responsabilidade e sabedoria, reconhecendo e respeitando tanto as próprias crenças sobre si mesmo (próprio ego), como as crenças que os outros tem sobre si mesmos (ego dos outros).

A alegria legítima, portanto, vem de uma autoestima elevada e não da arrogância, que, muitas vezes, para manter sua máscara de superioridade intacta, busca enfraquecer o ego do outro, zombando e humilhando.

A #alegria é sempre uma boa sensação física de acréscimo de energia, de bem estar. Ela é neutra em sua causa, mas não em suas consequências. Sem amor, rebaixa e fere; com amor, eleva e sara! #bullying

Kênia Rios de Lima
Professora, pesquisadora, autodidada, grata e feliz ;)!

 

Comentários

Postagens mais visitadas