O que você foca vira a sua realidade


O que você foca vira a sua realidade. Você está ansioso, depressivo, triste, preocupado, tenso, infeliz, sem esperança, desanimado? Isso muito provavelmente tem a ver para aonde você está direcionando a sua atenção!

Tudo o que focamos se expande! Muitas vezes, acordamos e logo vemos o noticiário cheio de más notícias ou abrimos o celular para ver quais os últimos diálogos nas redes sociais com requisições do trabalho, fofocas... Acontece que, assim que acordamos, o cérebro vibra entre 8 e 13 Hz (estado alfa), um acesso direto para o subconsciente, onde estão as nossas crenças, que são as lentes com as quais identificamos a nossa realidade!

Assim, como predominantemente a nossa mente funciona no modo automático (desatento), ou seja, com o consciente "dormindo", não crítico, aberto a todo tipo de sugestões, assistir programas de TV, jogos de video games, filmes, músicas, conversas... todo e qualquer estímulo sensorial que seja violento, desanimador, depressivo, depreciativo... fatalmente afetar-nos-á negativamente.

E isso, durante o dia, ... a vida, vai alterando o nosso estado emocional para pior e criando estados sentimentais desagradáveis, porque, com o tempo, a repetição dos #afetos molda as nossas crenças de acordo com o que vemos, ouvimos, falamos... no cotidiano. E, assim, criamos a nossa realidade, ou seja, a lente do que acreditamos como real, fruto dos estímulos do dia a dia que nos afeta repetidamente, sugerindo-nos ideias que são incorporadas ao subconsciente, sem o uso do senso crítico do consciente desperto.

A maneira correta para aperfeiçoarmos a nossa compreensão sobre o real é ligarmos o nosso consciente de maneira relaxada e fluida mediante a atenção plena, que cultiva atitudes como o não julgamento, a apreciação, o estado de presença no aqui e agora, a curiosidade, a meditação, a gratidão ativa e a seleção do nosso #foco para tudo o que nos agregue positivamente, ou seja, que melhora o nosso estado emocional, desviando a nossa atenção de tudo o que nos faz mal!

Por isso, é importante eliminarmos filmes de terror, noticiários, más conversas, músicas vulgares... para sempre focarmos só no que nos engrandece. A #gratidão ativa é isso!

Kênia Rios de Lima
Professora, pesquisadora, autodidada, grata e feliz ;)!

Comentários

Postagens mais visitadas